Frase da semana

"Nada posso lhe oferecer que não exista em si mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo". Hermann Hesse

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Caminho do Yoga


















Yoga é um caminho de auto-observação e consciência que deve ser praticado com disciplina e persistência para se atingir sua meta. Através do Yoga experimentamos a liberdade dos condicionamentos mentais e dos “pré-conceitos” enraizados na nossa mente.
 Podemos viver em estado de Yoga não só quando fazemos uma prática de posturas, meditação, respiração, etc. Estar neste estado de consciência é estar com a atenção plena e a presença em todas as nossas atividades diárias. Yoga é para ser experimentado, vivido. É a partir da experiência direta com o Yoga que sentimos seus benefícios e esta experiência não é alcançada somente lendo-se à respeito. Para isso devemos praticar a consciência plena constantemente.
Yoga é para todos, não só para os mais alongados ou jovens. Deve ser considerado um caminho individual de auto-descoberta, ainda que seja praticado em grupo.
Yoga não é religião, seita ou dogma. É um ponto de vista com seus métodos de alcançar a liberdade e a iluminação. É espiritual no sentido pleno da palavra: conexão com nosso Ser Interior e com a Consciência Superior.
Para se começar a praticar Yoga primeiramente busque um professor que possa lhe ensinar além das posturas e exercícios de respiração, que possa lhe estimular a compreender e vivenciar o que os textos antigos dizem, auxiliando-lhe neste caminho e pratique muito a presença. Aqui vão alguns exercícios que não são do Yoga, mas podem ajudar. São como "despertadores"para você conseguir prestar atenção no momento presente. Experimente fazer um por semana para ver qual lhe ajuda mais:


- Amarre em seu braço uma fita ou coloque o anél/relógio que costuma usar em outra mão. Toda a vez que você se deparar visualmente com estes objetos, lembre-se de estar presente: observe o momento, sua respiração, o que você está fazendo naquele instante;
- Preste atenção na sua própria voz todas as vezes que estiver falando;
- Toda a vez que passar por uma porta, traga a atenção para o presente;
- No momento da refeição busque estar plenamente presente com os sentidos (visão, paladar, olfato).


Desenvolvendo este caminho de observação somos capazes de iniciar a descoberta dos mecanismos de nossa mente. Boa prática!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...