Frase da semana

"Nada posso lhe oferecer que não exista em si mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo". Hermann Hesse

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Saúde da Mulher

























O equilíbrio da mulher consigo mesma se dá quando ela está plenamente conectada com seus atributos femininos de criação, gestação, fluidez, intuição e receptividade.

Quando perdemos este acesso ao que faz parte de nossa natureza selvagem enquanto mulheres adoecemos, seja física, mental ou emocionalmente. Este adoecer impossibilita que utilizemos nossas capacidades inatas. É como se a mulher selvagem livre, espontânea, criadora estivesse escondendo-se, privando-se, rendendo-se às exigências externas, deixando de cumprir seu papel na vida.

Este programa é indicado para as mulheres nas mais diferentes fases do feminino que queiram manter sua saúde ou curar-se da apatia e falta de cuidado com sua essência feminina.

Pode ser um programa voltado para desequilíbrios relacionados ao sistema reprodutivo, menstruação, TPM, cólicas, desequilíbrios relacionados à menopausa; também pode ser um acompanhamento para preparação de gestantes e mulheres que irão ingressar na menopausa que têm por objetivo cuidar destas fases tão importantes de suas vidas.

No programa de tratamento da saúde da mulher realizamos terapias ayurvédicas, orientação sobre alimentação e consciência alimentar bem como técnicas de Yoga voltadas para questões femininas.

O tratamento varia conforme as necessidades de cada mulher. Será realizada uma primeira entrevista para avaliação do biotipo, terapias que serão propostas e para elaboração de uma apostila específica sobre alimentação.

Bastis externos

Os bastis externos consistem na técnica de aplicação de óleo medicado com ervas numa “piscina” elaborada com massa de trigo e aplicada ao redor do local que necessita de cuidados. O óleo fica armazenado nesta “piscina”e é mantido numa temperatura morna durante um determinado tempo. Após a aplicação de óleo local, é realizada ma massagem na região e aplicacão de bolsa de água quente.
Este tratamento pode ser realizado em diversas partes do corpo (lombar, joelhos, centro cardíaco, olhos) cada qual com sua finalidade:

Hridi Basti: região do chackra cardíaco (centro do peito). Aconselhado em casos de problemas cardíacos, mas principalmente indicado para tratar questões emocionais e espirituais tais como depressão, ansiedade, angústia, traumas e perdas significativas.









Kati Basti: região lombar. Indicado para rigidez e dor lombar, hérnia de disco.
Netra Basti: é apliado ghi (manteiga clarificada) na região dos olhos. Indicado para problemas relacionados à visão física e, num aspecto emocional, à nossa visão de mundo.
Udara Basti: região pélvica. Indicado para cólicas menstruais, desequilíbrios emocionais relacionados ao feminino, cólicas intestinais e dores abdominais.
Janu Basti: aplicado diretamente nos joelhos. Indicado para problemas articulares, dores crônicas na região.

Duração: 45 min cada sessão
Recomendado de 5 a 8 sessões de acordo com o tratamento.


Para maiores informações envie um comentário no post ou por e-mail.

Abhyanga+Swedana













O tratamento se inicia com uma massagem com óleos medicados específico para cada biotipo (abhyanga) e, em seguida é realizada uma sauna a vapor (swedana). Através da produção do suor corporal (dos ombros até os pés) ocorre a dilatação dos poros e a eliminação de toxinas, como também uma melhor penetração das ervas e óleos aplicados anteriormente na massagem. A sensação após o tratamento é de limpeza tanto física quanto energética. Ao desobstruir os canais (srotas) a circulação da energia é maior, facilitando alguns tratamentos específicos do Ayurveda.


Duração: 2h


Mais informações? Envie um comentário no post ou por e-mail.

Karnapurana
















O tratamento se inicia com uma massagem na região dos ombros, pescoço e cabeça (shiroabhyanga) e posterior aplicação de óleo medicado nos ouvidos. É aconselhado nos casos de tensão na área do pescoço e ombros, zumbido e desordens do ouvido.


Duração: 45 min cada sessão.
Recomendado de 5 a 8 sessões de acordo com o tratamento.



Mais informações? Envie um comentário no post ou por e-mail.

Nasya





















Tratamento que consiste na lubrificação e nutrição das vias nasais. É indicado para casos de obstrução crônica das narinas, rinite, sinusite, inflamações na garganta, irritabilidade nos olhos e enxaqueca. Atua também nas tensões nos ombros e pescoço, bem como tem um papel fundamental de acalmar o fluxo dos pensamentos (coordenado pelo prana vayu). Ë recomendado realizar um processo de 5 a 8 sessões, onde será aplicada uma massagem na região, seguida de aplicação de óleo nas narinas e aquecimento do local.
Duração: 1h cada sessão.
Recomendado de 5 a 8 sessões de acordo com o tratamento.


Para saber mais, envie um comentário no post ou por e-mail.

Shirodhara


















Em sânscrito a palavra shiro significa cabeça e dhara, fluxo.É uma tratamento que consiste em manter o fluxo contínuo de óleo medicado, leite ou buttermilk no ponto entre as sombrancelhas (marma staphani). O shirodhara nutre os canais energéticos do corpo atuando diretamente no sistema nervoso e na glândula pineal. Ele tem a função de acalmar e equalizar as ondas cerebrais, trazendo a sensação de um relaxamento profundo e expansão da consciência. É indicado para pessoas que sofrem constantemente de stress, cansaço, perda de libido, síndrome do pânico, insônia, irritabilidade, transtornos de ansiedade e depressão. Faz parte do tratamento psicológico do Ayurveda.
Duração: 30 min  a 1h (tempo de sessão avaliado conforme o tratamento).


Para maiores informações, envie um e-mail ou faça um comentário abaixo.

Garshana















Tratamento de limpeza tanto energética quanto física. Traz a pessoa de volta para seu eixo. Consiste de uma massagem e esfoliação do corpo todo com um preparado à base de algumas ervas de limpeza, sal grosso triturado e cânfora. Logo após a massagem a pessoa é aquecida com cobertores e pode também tomar um banho de ervas de acordo com a indicação. Essa massagem melhora a circulação, ativa o sistema imunológico e limpa os canais de energia gerando mais disposição e renovação. Muitas vezes é realizada como a finalização de um tratamento ayurvedico, para proteção e retomada de energia.
Duração: 1h 


Mais informações? Mande um comentário abaixo ou envie um e-mail.

Shiroabhyanga















Em sânscrito shiro significa cabeça. É uma massagem realizada na região dos ombros, pescoço e cabeça. Utilizam-se óleos essenciais de acordo com o biotipo e aplicação de massagem em canais de circulação de energia (marmas) da face. De forma geral esta massagem traz benefícios na administração do stress, melhora a circulação, atua no combate à insônia, enxaquecas, ansiedade, rigidez em ombros e pescoço. Têm efeitos estéticos pois promove um relaxamento profundo suavizando a expressão facial.
Duração: 45 min


Caso necessite de mais informações, escreva um comentário abaixo ou envie um e-mail.

Udwartana



















Massagem que compreende as mesmas manobras e técnicas do abhyanga com a utilização de pós de ervas em pasta que são aplicados pelo corpo todo. Esta massagem tem efeito estético e secante, portanto é utilizada para auxiliar a redução de peso, celulites e remoção de toxinas. Naturalmente é realizada uma esfoliação por toda a pele, o que auxilia na renovação celular e na circulação.
Duração: 1h30


Maiores informações mande um e-mail ou faça um comentário no post.

Abhyanga


















Massagem com óleos medicinais à base de ervas que são selecionadas especificamente para cada biotipo. O papel das ervas aqui é muito importante, pois o corpo receberá o efeito medicinal das ervas através da absorção do óleo pela pele. Promove o equilíbrio entre corpo, mente e sentidos. Atua na redução de toxinas, revitalizando os tecidos corporais. Melhora a circulação sanguínea, a drenagem linfática e o sistema imunológico (Ojas). O efeito geral desta massagem é o relaxamento profundo, a ativação da vitalidade e redução do stress.
Duração: 1h30


Para saber mais, mande um e-mail ou um comentário abaixo.

Avaliação Ayurvedica e orientação alimentar


















O objetivo desta avaliação é construir junto com a pessoa um panorama geral de sua saúde, seja no nível físico, mental, emocional e espiritual e buscar formas de tornar a vida mais equilibrada e natural, seja na questão alimentar, seja em termos de hábitos de conduta e rotina.
É feita uma entrevista para avaliar a saúde física e mental, um exame de pulso, língua e unhas (que irão apontar questões relativas aos desequilíbrios e a constituição original da pessoa) e uma reflexão sobre a rotina e hábitos desejáveis.
A proposta de construir junto à pessoa é a de aprender a se ter um estilo de vida mais natural, de acordo com os princípios da Ayurveda e que seja viável dentro da forma de vida de cada um. Não pretendemos montar um programa pronto de "como se viver bem" sem considerarmos as questões de tempo, condições culturais e necessidades daquele que busca seu equilíbrio.
A partir do levantamento sobre o biotipo e os fatores que desequilibram a saúde de cada um, é elaborada uma apostila contendo sugestões alimentares e novos hábitos de conduta mais saudáveis que se encaixam no estilo de vida do cliente.
Todas as pessoas que desejam realizar um tratamento mais abrangente e específico de Ayurveda devem passar por esta avaliação.
Duração: uma sessão de 1h30 + retorno de 1h 
Retorno/Manutenção: 1h30 (reavaliação após alguns meses)


Para mais informações, escreva um comentário no post ou envie um e-mail.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Nós somos o que digerimos

 




No Ayurveda, aquela famosa frase "Nós somos o que comemos" pode ser parcialmente correta. Muitas vezes algumas pessoas que até constroem hábitos alimentares saudáveis passam por problemas de saúde. Portanto, não basta nos alimentarmos bem, sermos vegetarianos ou comermos produtos orgânicos. Mas, por quê?
Porque existe uma interação entre o alimento e nosso organismo que passa pelo processo da digestão. Nós somos o que nosso corpo é capaz de digerir adequadamente. O que não digerimos se transforma em intoxicação e consequentemente em adoecimento. Uma digestão completa envolve a capacidade de processar alimentos, água, ar, percepções, sensações, sentimentos e pensamentos de forma adequada.
Para a digestão acontecer de forma harmoniosa, algumas dicas ayurvedicas são importantes:


• Precisamos cuidar de nosso agni (fogo digestivo). Algumas ervas são indicadas para ingestão antes e até após as refeições de acordo com o biotipo de cada um. A ingestão de chás digestivos ou de sementes de erva-doce após as refeições pode ser utilizada pelos três biotipos (doshas).
• Nossa dieta é uma parte essencial de nossas vidasNós recebemos firmeza, força de vida e imunidade através da comida que comemos. Ela nutre o corpo e a mente. Não deve ser colocada em segundo plano, em horários irregulares ou descuidarmos do que estamos comendo, pois isso gera alterações no funcionamento geral do organismo.
Comer não é somente um ato físico, deve ser uma ação consciente. Quando estamos comendo devemos apenas nos concentrar em comer! Devemos alimentar também uma atmosfera de tranquilidade no momento das refeições, para não comermos raiva, preocupações, culpa ou informações desnecessárias que poderão fazer parte do que estamos ingerindo naquele instante.
• Cada um deve se alimentar de acordo com a sua própria constituição. Aquele alimento que é bom para um determinado biotipo muitas vezes pode ser um veneno para outra pessoa. Para isso o Ayurveda se baseia nos atributos da matéria (gunas), nos sabores (rasa) e efeitos pós-digestivos (prabhava) de cada alimento. Por exemplo, uma pessoa do biotipo Kapha deve ingerir alimentos quentes, leves, pouco oleosos, de sabor picante, amargo e adstringente.
Mudanças apropriadas na dieta devem ser feitas de acordo com a idade, ocupação, estação do ano e ambiente em que cada pessoa vive.
• As necessidades nutricionais são diferentes em diferentes fases da vida como a adolescência, a menstruação, a gravidez, período de amamentação, etc. como também em diferentes momentos da vida. Devemos estar atentos à estes momentos para escolha dos alimentos que mais estão de acordo com todas estas alterações.
• Para uma digestão adequada do ar, devemos, na medida do possível, buscar ambientes em contato com a natureza, aonde a qualidade do ar é melhor e realizar exercícios de respiração regularmente.
• A digestão das sensações e sentimentos é favorecida pelo trabalho pessoal de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal constante e consistente. Quando cuidamos das nossas emoções de forma que estas sejam elaboradas e expressas de forma consciente não estaremos acumulando toxinas emocionais que geram mágoas, ressentimentos e doenças psicossomáticas.
• Para digestão dos pensamentos que povoam as nossas mentes, devemos selecionar as informações que ouvimos e assistimos, evitando assistir notícias sensacionalistas, informações desnecessárias para nossa vida. Além disso, a prática de meditação é muito eficaz para reduzir o fluxo contínuo de pensamentos que prejudicam uma vida mental sadia.


Vivendo desta forma conseguimos realmente absorver o que a vida nos traz de positivo e construimos um ambiente interno e externo mais equilibrado.

Dinacharya – nossa rotina diária


















Quando falamos sobre rotina, muitas vezes as pessoas se sentem aversas a buscar outra forma de se adaptar ao cotidiano. Muitos de nós já temos um estilo de vida muito agitado e nos vemos impossibilitados de realizar qualquer alteração no nosso dia, por acharmos que isso iria só atrapalhar ao invés de ajudar.Mas o que o Ayurveda propõe é que sejamos mais conscientes com nossa vida pessoal, buscando priorizar aquilo que nos faz bem e mantêm a saúde.
Estas dicas são para se ter uma rotina mais saudável e equilibrada. Comece adaptando esta rotina aos poucos para não desanimar ou desistir. Faça o que tiver a seu alcançe. Às vezes escolher uma coisa por vez já faz bastante diferença.

• Não acorde muito tarde para não apresentar letargia e cansaço durante o dia.
• Assim que despertar faça sua conexão espiritual, agradecendo por mais um dia de vida.
• Tome água morna com limão em jejum. Ela tem um efeito desintoxicante.
• Faça suas eliminações (urina e fezes) para liberar as toxinas que foram “varridas” do seu organismo durante a noite.
• Após escovar os dentes utilize um raspador de língua para fazer a higienização da mesma.
• Faça a limpeza das narinas com a técnica do Jala Neti (fluxo de água morna com sal em cada uma das narinas).
• Quando puder faça uma auto-massagem com óleo de gergelim morno. Os pontos principais são a cabeça, palma das mãos, sola dos pés e região do abdômen.
• Tome banho com um sabonete mais natural possível.
• Antes de tomar o café da manhã pratique um pouco de Yoga, meditação, atividades físicas.
• Procure se alimentar somente quando tiver fome.
• O almoço deve ser realizado no período entre 12:00 e 13:00h, período em que o elemento fogo (sol) está mais presente. Isto estimula o fogo digestivo (agni) a realizar mais eficientemente  sua função.
• Não faça lanchinhos de poucas em poucas horas se você tem dificuldades na digestão.
• O Jantar deve ser entre 18:00 e 19:00h.
• Antes de dormir faça um relaxamento e se despeça do conteúdo e das informações da mente para se ter um sono tranqüilo. Procure dormir antes das 22:30h.
Estas dicas gerais já farão você entrar num ritmo mais saudável. Introduza na sua rotina coisas que lhe fazem bem também como ler um bom livro, fazer algumas pausas, conversar com amigos, realizar sua prática espiritual. Lembre-se que se você não se priorizar, ninguém o fará!

O que é Ayurveda
























Ayur significa vida e Veda conhecimento. Ayurveda é a ciência que nos ensina como viver a vida de forma mais saudável e plena, integrados com a nossa natureza em particular e com o mundo que nos cerca.
É um sistema milenar indiano de cura preventiva que surgiu há mais de 5000 anos atrás e oferece todas as bases para uma vida equilibrada: métodos de desentoxicação do corpo e da mente, rejuvenescimento, alimentação e rotina apropriadas.
A terapia Ayurvédica se baseia no conceito de que tudo que existe no Universo é formado pela interação dos cinco elementos: éter, ar, fogo, terra e água. Eles que definem a nossa constituição original, nossas reações físicas, mentais e emocionais e o tudo o que há no planeta.
Para a Mestra e autora de diversos livros em Ayurveda e espiritualidade Bri Maya Tiwary: “A saúde é um estado que corresponde a viver em harmonia com a natureza como um todo e com nossa natureza básica em particular”.

Yoga para Gestantes

A gestação é um período de maior contato da mulher com seu ser feminino, com sua capacidade de gerar vida. Neste período a mulher está se preparando para ser mãe e tem o desejo de descobrir formas de se relacionar com as mudanças de seu corpo e com o bebê que está crescendo e se desenvolvendo dentro de si. Já falamos anteriormente sobre os benefícios do Yoga para o corpo e a mente, mas podemos acrescentar que o Yoga aplicado à fase gestacional é de extremo benefício para as mães e seus filhos, pois propicia um maior contato com as alterações do corpo, um maior respeito e acompanhamento destas mudanças. A prática é adaptada às necessidades de cada trimestre de gestação, ocorrendo uma preparação psicológica e física para o parto. As questões emocionais e físicas próprias da gestação também são trabalhadas através da prática.


Nas aulas para gestantes são trabalhadas:
- posturas de alongamento das virilhas (que auxiliam na preparação para o parto);
- flexões para frente com as pernas afastadas ( que aliviam as dores lombares muito comuns na gestação);
- fortalecimento das pernas (muitas gestantes sofrem de desconfortos como inchaços e precisam suportar o peso da barriga que está constantemente crescendo);
- fortalecimento do períneo (que auxilia nos movimentos de contração do parto);
- exercício de respiração (que trazem o relaxamento necessário durante a gestação e praparam a mãe para estar mais consciente da respiração no momento do parto);
- exercícios de relaxamento e manutenção do stress;
- entre outros.
A gestante que deseja começar uma prática de Yoga deve, preferencialmente, ter aulas particulares com uma instrutora que saiba guiar as posturas que são mais adequadas para cada fase da gestação, considerando aspectos particulares de cada mulher.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...