Frase da semana

"Nada posso lhe oferecer que não exista em si mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo". Hermann Hesse

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Abra seu coração 1



















“Abra seu coração, abra seu sentimento, abra seu entendimento, deixe de lado a razão e deixe brilhar o sol escondido em seu interior”.

A culpa e a dificuldade de perdoar, segundo o Yoga e o Ayurveda, estão diretamente relacionadas ao desequilíbrio do quarto chackra (chamado de Anahata) da nossa antomia sutil. Os chackas são como filtros que nos permitem trocar informações, sentimentos e impressões com o exterior e, por sua vez, recebem as impressões vindas do mundo.

O quarto chackra, também conhecido como cardíaco governa sutilmente o coração, sistema circulatório, pulmões, ombros e braços, costelas e seios, diafragma e tem sua correspondência bioquímica com a glândula timo.

Timo vem de tymus, palavra grega que quer dizer energia vital. Esta glândula está bastante ativa na primeira infância e vai gradativamente diminuindo suas funções ao chegar à maturidade. Quando esta glândula está ativa o organismo não envelhece. O timo é um dos pilares de sustentação de nosso sitema imunológico, juntamente com as glândulas adrenais. É extremamente suscetível às emoções como o amor ou o ódio.

Estudos psicológicos diversos pesquisaram o impacto que nossos relacionamentos têm no sistema imunológico e concluiram que compartilhar sentimentos e situações que nos incomodam podem ter um impacto bastante positivo sobre nossa imunidade. É preciso desenvolver as qualidades positivas do quarto chackra que são amor incondicional e a compaixão. Para que o amor seja despertado, é necessário curarmos as feridas emocionais (mágoas) através do perdão e da liberação do passado e suas influências no presente.

Um exercício adaptado por mim que vem do Budismo tibetano pode ser utilizado para começarmos a nos mover em relação ao perdão:
1) Pegue uma folha de papel sulfite em branco;
2) Escreva de um lado da folha, no cabeçalho: "Eu me perdôo e me liberto por..." e acrescente livremente todas as coisas que você deve se perdoar, mesmo que no início pareça falso para você. Se vier novamente a mesma questão, coloque-a no papel quantas vezes ela surgir na sua mente naquele momento. Faça de uma vez só.
3) Do outro lado da folha o cabeçalho deve ser: "Eu perdôo e liberto...". Neste lado você colocará todas as pessoas e situações as quais você acredita que precisam do seu perdão até completar o final da folha.
4) Faça este exercício por uma semana todos os dias. Se puder extenda para 14 dias, 21 dias. Os budistas fazem por 21 dias, tempo este de digerir mais as emoções e se abrir realmente para que a cura aconteça.

Qualquer dúvida do exercício, mande um post ou e-mail. Boa prática!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...