Frase da semana

"Nada posso lhe oferecer que não exista em si mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo". Hermann Hesse

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sonho meu IV - decodificando os sonhos




O conteúdo do sonho é mais dinâmico e profundo do que uma análise racional sobre suas partes, mas, como exercício para acessar mais a linguagem dos sonhos, você pode começar a praticar algumas regrinhas para ampliar seu repertório diante da infinidade de símbolos e mensagens que o sonho proporciona. Aqui você acompanha um roteiro para interpretação de sonhos:

1. Ao despertar faça poucos movimentos para se lembrar ao máximo de conteúdos do sonho. Procure acordar sem despertador também, pois ele faz com que nos desliguemos do estado de despertar natural e esqueçamos mais facilmente do sonho.

2. Anote o sonho assim que acordar (deixe caderno e lápis ao lado da cama).

3. Registre os sentimentos que seu sonho suscitou.

4. Classifique os elementos e símbolos que aparecem no sonho. Para cada elemento você coloca ao lado o significado pessoal que você atribui a ele como, por exemplo, sonhei com cachorro e para mim cachorro eu associo com ameaça, porque fui mordida por um cachorro na infância. Este é seu símbolo pessoal sobre cachorros e é mais importante do que o símbolo coletivo que, nesta caso, muitas vezes conota lealdade, amizade incondicional.

5. Anote também como estes elementos são interpretados a partir da simbologia coletiva, Para isso consulte um bom dicionário de símbolos. Uma dica preciosa é o de Jean Chevalier, da editora José Olympio.

6. Anote as ações das personagens e os temas que surgem no sonho.

7. Anote os cenários aonde ocorrem os temas.

8. Anote as palavras-chave do sonho e desenhe algum símbolo desconhecido, se surgir.

9. Escreva as personagens do sonho. Quais são as suas características? O que elas estão fazendo no sonho? O que elas representam na minha “vida real”?

10. Tente clarear, a partir disso, qual é o conflito vivido no sonho. Coloque este conflito em uma frase descrita em primeira pessoa.

11. Dê um título para seu sonho.

12.Abstraia o significado lógico e literal do sonho para tentar ver o que inicialmente pode parecer uma busca pelo significado do sonho. A esta altura você tem várias indicações que anotou nos itens anteriores que podem te ajudar nesta tarefa. Começe a fazer suas associações como se tivesse montando um quebra-cabeças com a junção destas informações coletadas.

13. Decida o que você pode fazer a partir da mensagem que compreendeu do sonho.

14. Aplique o sonho na vida real para que você possa firmar um compromisso com a mudança e o sonho não “caia no vazio”.

Com o tempo e a prática você não precisará mais seguir este roteiro, mas sempre tome cuidado para não simplificar o sonho a ponto de somente interpretar o que está aparente. Às vezes é importante que nos aprofundemos um pouquinho mais...

Se você quiser tirar dúvidas ou comentar como foi fazer o roteiro para você comente o post ou mande um e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...